segunda-feira, 21 de abril de 2014

Dicas do que não fazer ao enviar e-mail marketing - Marketing Digital

O próprio nome já indica, e-mail marketing é a prática de marketing por meio de uma conta de e-mail. É uma das tantas ferramentas de divulgação da empresa, com a vantagem de permitir que se tenha uma interação direta com o público, podendo selecionar as pessoas a quem se deseja levar o produto, receber respostas instantâneas e confirmar o recebimento.
Como o uso do e-mail marketing se dá pelo envio de mensagens publicitárias a todo instante, ele é facilmente confundido com o spam (e-mails indesejados enviados indiscriminadamente). Há como evitar o constrangimento de confundir-se com spam, bem como as suas consequências, seguindo alguns passos aos quais se deve estar atento.
É importante que o receptor da mensagem tenha a escolha de recebê-la ou não recebê-la – inclusive para evitar que, defendendo-se da falta de ética e respeito da empresa em insistir em algo indesejado, ele marque a mensagem como spam –, então uma boa ferramenta é o opt-in (formulário de cadastro em que se aceita o recebimento dos e-mails) e opt-out (opção de cancelar o recebimento).
Outro ponto a se observar é o interesse do cliente em receber e-mails sobre determinado produto, observar os dados do cliente permite que ele só receba o que lhe será interessante, o público precisa receber mensagens destinadas a ele especificamente ou seu desinteresse causará um bloqueio para que leiam novamente outra mensagem do mesmo endereço.
Atentar-se ao que se escreve no e-mail é, também, de extrema importância. Alguns recursos, com o uso incorreto, tornam a mensagem inoportuna e desgastante. Em tais recursos enquadram-se: pontuação excessiva, repetição de ideias, imagens e vídeos exagerados, links sem detalhes prévios (e falta de links, agregando toda a informação ao corpo do texto), assuntos entediantes e layout desorganizado.


Como fator finalizador das dicas para um bom e-mail marketing, entra a atenção dada ao receptor. Uma mensagem personalizada, um veículo para respostas, um espaço para dúvidas e reclamações fazem diferença na decisão do receptor de tornar-se ou não um cliente daquela empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário