sexta-feira, 22 de maio de 2015

como Vender e relacionar via redes sociais, dica SEBRAE.


Além de promover serviços e produtos, redes também permitem que o empresário se aproxime e conheça seu cliente.

O e-commerce nas redes

Segundo dados publicados pelo site E-Commerce Brasil, em 2012, o comércio eletrônico no Brasil gerou uma receita de R$24,1 bilhões, sendo que uma de suas principais fontes foi a publicidade nas redes. 
Em todo o mundo, o Facebook domina a geração de tráfego das redes para o Comércio Eletrônico. Ainda de acordo com o site, em 2014 respondeu por quase 70% de todo o direcionamento para as lojas virtuais.
Em segundo lugar, mas com um percentual significativamente menor, está o Pinterest, com 7,56%.
Em seguida, está o Twitter, que respondeu por 5,86% de todos os direcionamentos da rede para páginas de e-commerce.

Interação é fundamental

As redes sociais não são importantes somente para as vendas das empresas, mas também para relacionamento com o consumidor, conforme relato da Consumer Views of Live Help On Line 2012 da Oracle. 

O relatório demonstra que a maioria dos usuários do Twitter espera uma resposta pessoal e no prazo de duas horas após a publicação do comentário ou reclamação. Já no Facebook, 51% dos entrevistados buscam respostas no mesmo dia paras as suas dúvidas ou queixas publicadas. 

Os empresários precisam estar atentos ao divulgar suas marcas nas redes sociais e precisam que suas áreas de marketing as monitorem para um bom relacionamento com o cliente. A interação verdadeira e natural com os seus consumidores através das redes trará um relacionamento mais próximos com os clientes.



Saiba mais....


Para que as ações de marketing alavanquem as vendas, é necessário que a emprese esteja onde o cliente estiver. E provavelmente ele está nas redes sociais.

As redes sociais são excelente opção de maximizar a presença das empresas na mente dos consumidores. São largamente utilizadas por todas as faixas etárias de consumidores e são financeiramente leves, representando uma excelente relação custo/benefício. 
Segundo dados do site E-Commerce Brasil, em 2012, por exemplo, o comércio eletrônico realizado por meio das redes sociais gerou uma receita de R$ 24,1 bilhões. E uma de suas principais fontes foi a publicidade na rede.
De acordo com a pesquisa eMarketer, em 2013 o Facebook se firma como a maior plataforma de social commerce em nível global. De todos os pedidos realizados em canais de mídia social, aproximadamente 85% foram feitos na plataforma, o que representa um crescimento anual de 129%. Outras redes sociais, porém, também foram bem-sucedidas. O Pinterest, por exemplo, gerou 74% dos pedidos de antiguidades e artigos de colecionador. O YouTube foi bem nas categorias de produtos digitais (47%), serviços (36%) e merchandise (29%). Em uma porcentagem menor, o Twitter recebeu 18% dos pedidos de mobília para casa e escritório.
Entretanto, tanta eficiência e facilidade cobram o seu preço: as mídias sociais pedem cuidados e atenção constantes, ao contrário de mídias de marketing tradicionais, como anúncios em revistas, panfletos ou outdoors, que são estáticos, ou seja, não se alteram depois de serem publicados e entregues. 
É nesse ponto em que muitos empresários e administradores pecam, pois não dão a atenção necessária para essa área tão revolucionária. 
A pesquisa Consumer Views of Live Help On Line 2012, da Oracle, por exemplo, demonstra claraemente a necessidade dessa atenção constante. De acordo com o estudo, a maioria dos usuários do Twitter espera uma resposta pessoal e no prazo de duas horas após a publicação do comentário ou reclamação, por exemplo, Já no Facebook, 51% dos entrevistados buscam respostas no mesmo dia paras as suas dúvidas ou queixas publicadas. 
Por isso, os empresários precisam estar atentos ao divulgar suas marcas nas redes sociais e precisam que suas áreas de marketing as monitorem para um bom relacionamento com o cliente. 
Conheça nesta página os principais aspectos da utilização das redes sociais.

As redes mais populares

Facebook

Rede social que reúne pessoas a seus amigos e àqueles com quem trabalham, estudam e convivem. A melhor forma de começar o marketing através do Facebook é criar uma fanpage e desenvolver um projeto de acordo com o seu consumidor. Além de ser um canal de relacionamentos, em que a MPE pode utilizar como forma de publicidade indireta, também é possível utilizar colocar anúncios pagos. Acesse.

 Instagram

Trata-se de um aplicativo gratuito para celulares. Com vários filtros, é possível dar um toque diferente às imagens divulgadas no aplicativo, que também funciona como rede social. Muitas empresas já usam o aplicativo para promover a divulgação de seus produtos. Também é possível desenvolver uma relação com os clientes, orientando, por meio da rede, sobre os locais de venda de produtos ou serviços oferecidos. Acesse.

Pinterest 

O Pinterest é uma rede social para publicação de fotos, uma espécie de “quadro de cortiça” online. O micro e pequeno empreendedor pode categorizar em painéis (como se fossem pastas) as imagens de produtos em destaque na rede Pinterest. Nas datas comemorativas, é possível criar uma ação diferenciada por meio do Pinterest. O empreendedor pode criar um painel do Dia dos Namorados, para divulgar produtos para todos os usuários de outras redes sociais ou mandar por e-mail. Acesse.

Twitter

É um microblog que permite a publicação de fotos, vídeos e textos (máximo 140 caracteres). Para as MPEs essa ferramenta pode ser utilizada para divulgar notícias institucionais da sua empresa, informações sobre seus produtos e vendas, dados complementares do produto, promoções para os clientes e notícias, artigos e semelhantes que tenham relação com a empresa e os produtos. Acesse.

Dicas e informações

O perfil do usuário brasileiro

Como usar o twitter

Campanhas nas redes sociais 

Por que aderir

Nessa série produzida pela TV Sebrae, o especialista Felipe Pinheiro aponta que ignorar as redes sociais é um risco estratégico e mostra as vantagens que elas podem trazer para as vendas e para a marca. Assista. 

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