segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Como escolher um lance máximo de CPC no Adwords

Escolher o valor de lance mais adequado

  • Se está agora a começar a utilizar o AdWords, defina um orçamento e um valor de lance com os quais se sinta confortável.
  • Após os seus anúncios estarem a ser executados durante algum tempo, avalie quais as palavras-chave que são mais eficazes em originar vendas, ao utilizar os relatórios disponíveis na sua conta.
  • Ajuste os lances de modo a gastar mais em palavras-chave com melhor desempenho. Isto pode melhorar a posição do anúncio para essas palavras-chave e atrair mais clientes.
  • Utilize as ferramentas do Google para obter estimativas de lances personalizados com base nos seus objetivos de publicidade e histórico de desempenho. Pode igualmente configurar os lances automáticos e deixar que o Google faça o trabalho por si.

Escolher os seus primeiros lances

Não existe um valor de lance recomendado que funcione melhor para todas as pessoas. O lance certo para cada utilizador depende do custo das respetivas palavras-chave
, do tipo de campanha que está a executar e dos lucros.
A maioria das pessoas que está a começar a utilizar o AdWords utiliza os lances de custo por clique para pagar cada clique nos respetivos anúncios. Com esta opção, define um lance de custo por clique máximo
 (lance de CPC máx., o qual é o valor mais alto que está disposto a pagar por um clique no seu anúncio. Defina o seu lance tendo em consideração quanto um clique de anúncio vale para si. Se não tem a certeza do lance para começar, experimente definir um lance de CPC máx. de 1 €.

Exemplo

Suponhamos que é proprietário de uma loja de equipamentos de skate e que obtém 10 € por cada compra de skates efetuada. Reparou que, em média, uma em cada 10 visitas ao seu Website resulta numa compra. Se definir um lance de CPC máx. de 1 €, atinge o equilíbrio (custos com publicidade = vendas).Para ter lucro, deveria gastar menos de 1 € para obter um clique no seu anúncio, o que significa que deverá definir o seu lance de CPC máx. para um valor inferior a 1 €.
Quando define um lance de CPC máx. numa nova campanha, este é aplicado às palavras-chave que escolher para o seugrupo de anúncios
. Pode alterar este lance predefinido do grupo de anúncios
 a qualquer momento. Se determinadas palavras-chave forem mais relevantes para a sua empresa do que outras, pode optar por definir lances diferentes para elas, de modo a aumentar as hipóteses de que o seu anúncio seja apresentado quando as pessoas pesquisam com essas palavras-chave. Estes são designados lances de palavra-chave. Para efetuar alterações a palavras-chave individuais, clique no valor do lance na coluna “CPC Máx.” dessa palavra-chave.
Set a keyword bid
Também pode definir ajustes de lance para aumentar ou diminuir os seus lances com base no facto de alguém pesquisar um dispositivo móvel num determinado momento do dia ou a partir de localizações específicas.

Exemplo

É proprietário de uma loja em Lisboa e definiu um lance de CPC máx. de 1 €. Pode utilizar ajustes de lance para aumentar as hipóteses de apresentar o seu anúncio a clientes que se encontram na vizinhança. Por exemplo, pode definir um ajuste de mais +20% para áreas nas imediações, resultando num valor de lance final de 1,20 €. Seguem-se as contas:
Lance inicial: 1 €
:Ajuste para localização 1 € x (+20%) = 1,20 €
Lance resultante para pesquisas nas imediações: 1,20 €

Avaliar os custos e a receita

Uma vez que os seus anúncios estiverem a ser executados há algum tempo, veja qual o desempenho. Se o seu objetivo for aumentar as vendas e o tráfego no Website, considere as seguintes perguntas:
  • Quais as palavras-chave que levaram a mais cliques nos seus anúncios?
  • Quais as localizações e os dispositivos a partir dos quais os seus clientes estão a pesquisar?
  • Quais são os dias e as horas de pico para as vendas do negócio?
Para responder a estas perguntas, consulte os relatórios na sua conta. Por exemplo, para ver quantos cliques está a obter por palavra-chave e quanto custam, vá ao separador Palavras-chave na sua conta. Experimente filtrar as suas palavras-chave por taxa de cliques
 para ver quais as palavras-chave que obtêm muitas impressões
, mas poucos cliques. Se o seu objetivo for gerar vendas, estas são as palavras-chave cujo desempenho provavelmente não é muito bom.

Sugestões

  • Para compreender se os cliques estão de facto a gerar vendas, recomendamos que configure oControlo de conversões
     para a sua conta. Esta ferramenta gratuita mostra-lhe o que acontece depois de as pessoas clicarem no seu anúncio, nomeadamente se compraram o seu produto ou se efetuaram a inscrição para receber o seu boletim informativo. Com estas informações, pode calcular o seu retorno do investimento (ROI) real.
  • Não tem tempo para avaliar os seus lances? Deixe o Google fazer o trabalho por si. Com oslances de CPC automáticos , define um orçamento diário e o AdWords ajudará a ajustar os lances de custo por clique, para receber o maior número possível de cliques de acordo com o seu orçamento. Em alternativa, se tiver em mente objetivos de desempenho específicos, experimente as estratégias de lance flexíveis, para que o AdWords ajuste os lances com base nos seus objetivos.

Ajustar os seus lances para maximizar o retorno do investimento.

Quando tiver identificado quais as palavras-chave, localizações, horas e dispositivos que estão a originar bons resultados, pode ajustar os lances de acordo com estas informações. Por exemplo, se uma palavra-chave possuir um CPC médio baixo, mas cada clique apresenta um bom nível de conversão, pode tentar aumentar o lance de CPC máx. Isto poderá melhorar a posição da palavra-chave e dar maior exposição aos seus anúncios, e aumentar potencialmente o ROI.
Se uma palavra-passe possuir um CPC médio, mas se os cliques raramente resultam em conversões, poderá experimentar reduzir o CPC máx. Um lance de CPC máx. mais baixo terá tendência a diminuir a posição média do anúncio para essa palavra-chave, o número de impressões e de cliques recebidos e, consequentemente, o custo. Esta estratégia pode não só melhorar o seu ROI ao nível das palavras-chave com fraco desempenho, mas também libertar parte do orçamento para investir em palavras-chave mais valiosas. Se, ao longo do tempo, esse fraco desempenho continuar, poderá ponderar a remoção por completo dessa palavra-chave.
De igual modo, considere a hipótese de aumentar os lances em localizações onde o desempenho é melhor. Em alternativa, se verificar que existe um menor tráfego presencial na sua loja durante certas horas do dia, poderá aumentar os lances para esse período de tempo e apresentar anúncios com ofertas promocionais para direcionar mais pessoas para a sua empresa.
Algumas coisas a ter em atenção quando pensar em alterações aos lances:
  • Recomendamos alterar os seus lances em pequenos valores para depois ver quantos cliques e conversões as suas palavras-chave começam a reunir antes de as alterar. Além disso, não se esqueça de que o tráfego da Internet está sempre a mudar, pelo que é importante reavaliar os lances regularmente.
  • É possível elevar a posição do anúncio ao melhorar a qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e Website, sem aumentar os custos. Quanto mais elevado for o Índice de qualidade  da sua palavra-chave, menos paga por uma determinada posição do anúncio e vice-versa.

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