segunda-feira, 25 de abril de 2016

Motivos para você não criar uma loja virtual, que preciso saber antes de abrir uma laja virtual

Os números do e-commerce no Brasil têm feito não só empresas do mundo
físico criarem seu braço virtual na internet, como também têm
estimulado muitos brasileiros empreendedores a tentarem a sorte no
mundo virtual. Não quero jogar um “balde de água fria” nas empresas ou
empreendedores que vislumbram no comércio eletrônico riqueza
com pouco trabalho, mas posso citar ao menos 10 bons motivos para não criar uma
loja virtual.

1. Loja virtual

Meu sobrinho “manja” muito de internet e vai fazer pra mim um logotipo e uma loja virtual simplesinha mesmo.
Cai Fora!
Existem vários sistemas de loja virtual para você escolher. Próprio ou
alugado (polêmicas à parte), escolha um que seja profissional, que
passe credibilidade ao internauta e capriche muito no layout.

2. Formas de pagamento

 Pretendo oferecer para meu cliente a opção de pagamento “depósito
bancário”, no meu nome de Pessoa Física, na minha conta poupança
Cai Fora!
Seu cliente quer pagar com comodidade, no cartão de crédito,
preferencialmente. Existem muitas soluções atualmente que ajudam no
início de uma loja virtual, entre elas PagSeguro e Pagamento Digital.

3. Estoque

 Sou esperto, vou primeiro vender, receber e depois comprar em seu fornecedor.
Cai Fora!
Para isso você precisa ter um esquema MUITO bem feito com seu
fornecedor, para receber o produto muito rápido (em poucas horas) e com
a garantia dele que sempre vai ter o produto disponível para pronta
entrega, o que nem sempre é possível.

Seu cliente sempre quer receber amanhã. Mesmo que ele ainda nem tenha pago o
boleto bancário, ele já acha que você está enrolando e atrasando a
entrega.

4. Correio e-Sedex

 Não vou fazer um contrato de consumo mínimo mensal de R$ 1.000,00 com
os correios só para ter taxa entrega mais barata. Quem paga é o meu
cliente mesmo…
Cai Fora!
Confira uns exemplos de valores de entrega:
  • Sedex de 300g. de São Paulo para Brasilia = R$ 21,50
    ESedex de 300g. de São Paulo para Brasilia = R$ 7,71
  • Sedex de 1kg de São Paulo para São Paulo = R$ 10,50
    ESedex de 1kg de São Paulo para São Paulo = R$ 5,50
Você pretende conquistar o cliente de outra loja virtual, oferecendo uma taxa de entrega maior?
Existem outras boas opções de empresas que fazem entrega, mas oferecer
o e-Sedex no início de sua loja virtual é uma obrigação com o seu
cliente.

5. Atendimento ao cliente

 Pretendo responder aos emails dos meus clientes assim que eu chegar em casa à noite, após o meu serviço.
Cai Fora!
Email, chat, helpdesk, telefone e outras formas de atendimento têm que
estar à disposição do seu cliente e a resposta tem que ser IMEDIATA.

Se você não atender à necessidade ou dúvida do seu cliente rapidamente, seu concorrente vai atender.
Uma mensagem no orkut ou no twitter contra sua empresa pode ser
devastadora se não acompanhada de perto e com ações rápidas.

6. Detalhes do produto

 Não tenho foto e texto legal, tô pegando em alguns sites concorrentes.
Cai Fora!
Este item é grande e merece um artigo só dele, pois o cadastro de um
produto exige fotos com qualidade, especificações técnicas completas,
instruções de uso e, se possível, vídeo.

Os detalhes sobre seu produto devem ser como um vendedor online, ele tem
que tirar imediatamente todas possíveis dúvidas do seu cliente.

7. Publicidade “paga

 Não vou investir em publicidade “paga“, conheço muita gente que já fez anúncios em links patrocinados e não vendeu nada.

Cai Fora!

Utilizar a ferramenta para criar um anúncio no Google Adwords é muito
fácil mesmo, mas criar a estratégia do anúncio, o texto e escolher as
palavras-chave de forma a investir pouco dinheiro, infelizmente não é
para qualquer um, é necessário muito treino e estudo. Contrate um
profissional para isso e foque seu trabalho em administrar seu negócio.

8. Publicidade “gratuita

 Só vou investir em publicidade “gratuita“, não tenho dinheiro pra jogar fora com anúncios pagos.

Cai Fora!

Atualmente é possível conseguir publicidade gratuita de diversas
formas, inclusive as mídias sociais nos ajudam bastante nisso – lógico
que se usadas com sabedoria.

Há uma grande loja virtual que diz que não investe dinheiro em
publicidade. Eu discordo disso, pois podemos não investir
diretamente no canal de publicidade, mas precisa de alguém para criar e
executar as ações de publicidade gratuita.

9. Nota fiscal

 Vou começar a vender pela internet e, se der certo, eu abro minha empresa.

Cai Fora!

Ter uma empresa legalizada não é só uma obrigação com o governo, mas principalmente com o seu cliente, que deve e sempre exigirá uma nota fiscal do produto
comprado.

10. Planejamento

 Acho que todos os motivos acima são bobeira e é perfeitamente possível ter sucesso sem levar em conta estes motivos.

Cai Fora!

O primeiro passo é montar um plano de negócios para sua loja virtual,
mesmo que ele seja simplificado. Veja algumas dicas no artigo “Faça um plano de negócios para montar sua loja virtual”.

Finalizando esse artigo, quero deixar um conselho: CAIA DENTRO!
Trabalhe seriamente, levando em consideração essas dicas, e sua loja virtual terá tudo para ser um grande sucesso na internet.
Se quer acrescentar um motivo, ou discordar de algum acima, deixe seu comentário.
por: Roberto Camargo 
Mais Que Uma Empresa, um estilo de Vida.. Franquia Yes.

EU INDICO:
Mais Que Uma Empresa, um estilo de Vida.. Franquia Yes.






-------------------------------------------------------------------------------------------------------
www.agster.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário