sábado, 21 de maio de 2016

O que é um App?, Mas afinal, posso fazer um App?

Você ja deve ter visto aquelas pessoas que não tiram os olhos e os dedinhos da tela de um celular. Se você conhece esta cena, pode ter certeza, esta pessoa é apaixonada por eles, os Apps.
Os Apps são aqueles quadradinhos que estão espalhados no celular de cada vez mais pessoas, e que, com um único toque te conecta com um universo inteiro de possibilidades.
Consegue explicar melhor?
Tente imaginar um canivete suíço, daqueles bem grandes mesmo, e com um monte de ferramentas dentro. Tem a faca, a tesoura, o serrote, a chave de fenda, a lixa, o abridor de lata, o sacador de rolha, tem até umas que gente nem sabe direito para que serve, mas que devem ser úteis para alguma coisa.
Agora vá lá e pegue seu celular na mão… Este é o seu canivete-suiço!
Ligue o celular. Cada quadradinho que você vê aí na tela é um App!
Os apps são ferramentas que você pode carregar dentro do seu celular. E exatamente como no canivete, tem ferramenta que você usa mais, outras que usa menos, e tem aquelas também que você nem sabe direito para que precisa.
Tem algum exemplo?
O App mais comum nos celulares é a Calculadora, se você tem um celular é quase certeza que ele terá um app de Calculadora.
Para que serve um App?
Um App pode ser útil de diversas maneiras, podem te ajudar a resolver problemas simples do seu cotidiano como fazer uma conta, podem servir como fonte de pesquisa, pode ajudar você a saber mais sobre o seu artista preferido, podem te ajudar a encontrar um lugar que você está procurando, podem te colocar em contato direto com pessoas ou com as lojas e serviços que você mais utiliza.  São infinitas possibilidades.
Mas de onde vem esse nome APP?
App é um apelido dado para o termo “aplicativo” (que vem do inglês application).Você também vai ouvir outras formas de chamar o App tais como: aplicativo para celular, aplicativo móvel, aplicativo mobile. Nós, no Universo, preferimos chamar simplesmente de App.
Funciona no meu celular?
Funciona sim! Praticamente todos os celulares podem usar Apps, até os mais simples.
Tenho que pagar?
A grande maioria dos Apps é grátis. Mas também existem Apps que são vendidos como jogos, revistas, músicas, livros, programas avançados e alguns outros.
Eu também posso criar um App?
Você pode criar um App sim!
Foi com a missão de permitir a todas as pessoas criarem seus próprios apps .


Criar um App totalmente personalizado e ainda por cima grátis! Você mesmo, sem programar, poder criar seu próprio app, da sua turma, da sua escola, do seu negócio, do seu blog, das coisas que você gosta ou das pessoas que você segue. Você mesmo faz! E depois pode compartilhar com todos seus amigos!
Mas como essa coisa funciona de verdade?
Os Apps são programinhas que rodam dentro celular. Da mesma forma que os computadores tem seus aplicativos, o celular tem os Apps. Os programinhas de celular, são geralmente bem simples, e servem muito bem para coisas específicas.
Cada tipo de celular tem uma tecnologia diferente.  Podemos classificar em iPhone com o sistema iOS, os celulares que rodam Android e os celulares mais simples usam uma tecnologia chama Java J2ME. Para um App funcionar, ele deve ser desenvolvido para a tecnologia que está presente no celular. Ou seja, um app precisa ter uma versão para iPhone, outra versão para Android, e ainda uma outra versão para Java.
Parece difícil né?
Poder ficar tranqüilo, quando voce cria um App para funcionar em todas as tecnologias e celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário